domingo, 6 de maio de 2012

Xurés - Bouzagrado+Alto do Monte Quinxo

Desta vez rumamos a terras galegas na serra do Xurés. Este trilho é o que eu posso chamar de "trilho à descoberta", pois foi idealizado no Google Earth e depois concretizado no terreno. Não correu nada mal, tivemos que fazer alguns corta-mato, principalmente na subida e descida para o Monte Quinxo, mas na generalidade andamos por caminhos  de pastores e até um ou outro estradão. As subidas e descidas constantes deste trilho não são complicadas, para quem está habituado a estas andanças, a preocupação principal teve que ver com os apoios, pois apanhamos mta pedra no meio da urze.
Relativamente à paisagem, esta é fabulosa (apesar de alguma neblina a ter perturbado), nos primeiros kms, coincidentes com a sudida, podemos visualizar o Penedo de Anamão, o rio Laboreiro, da outra margem e já em território luso a aldeia de Ribeiro de Baixo e mais acima a fraga das pastorinnhas. No alto do Monte Quinxo podemos ter uma vizualização de 360º, com destaque para o rio Lima e consequente Albufeira.
Para completar este  quadro, tivemos por companhia o "Drago",  um cão muito smpático e de personalidade singular, que decidiu percorrer connosco todo o trilho. No final e já de volta à aldeia de Bouza Drago (daí o nome do cão), procuramos o dono deste bichano, pois preparava-se para nos seguir até casa. Pelos vistos já é costume  este tipo de comportamento, por vezes o dono tem que o resgatar na aldeia vizinha!!!!!
Trilho percorrido: Aldeia de Bozadrago; aldeia de Pereira; Coto Medelo; Castelo da Pica e Alto do Monte Quinxo

Participantes: Jane, João e Drago
Data: 5 de Maio de 2012
Distância: 17 Km
Dificuldade: Moderada

Sem comentários:

Enviar um comentário