sábado, 5 de maio de 2012

Arouca: PR8 Rota do Ouro Negro


Participantes: Carlota, Índia, Estilista, Marquês, Madu, Sol, Paulo.
Data: 5 de maio de 2012
Distância: 12 kms
Dificuldade: média

A Rota do Ouro Negro é um percurso linear de 6 kms aproximadamente.
O PR8 tem o seu início em Fuste (freguesia de Moldes), junto à capela de St.ª Catarina, onde também passa o PR3–Caminhos do Sol Nascente. Depois de muito procurarmos este local (!!) lá iniciamos o trilho deixando a chuva longe...
Descemos por entre os campos da aldeia para o lugar do Pedrógão e continuamos a partir daqui, para as minas da Pena Amarela. 
Após alguns estradões florestais, o trilho passa em frente de dezenas de bocas de minas rudimentares. Almoçamos e lá em baixo, num vale profundo e encaixado, o majestoso ribeiro da Pena Amarela recebe a água do ribeiro da Covela, que ali chega por um leito em escadaria, formando cascatas. 
Quem está do lado de lá?!
A Sol e o Paulo...
...encontramo-nos na pequena ponte de madeira do ribeiro da Pena Amarela  iniciando, depois, a subida por um carreiro tradicional.
Chegado ao alto desta subida logo vem a descida para o lugar de Rio de Frades. Aqui faz-se a ligação com o PR6–Caminho do Carteiro, outro emblemático percurso pedestre de Arouca que temos que ir relembrar!
Parte do grupo ficou por Rio de Frades...os restantes regressaram pelo mesmo trilho para Fuste...agora era voltar às subidas e descidas...a sorte é que o dia até estava ótimo para caminhar (o PR8 não é aconselhável em dias muito quentes).

Sem comentários:

Enviar um comentário