domingo, 27 de maio de 2012

Serra da Peneda: Pelos Penedos de Castro Laboreiro


Participantes: Carlota, Índia, Jane, Madu.
Data: 26 de maio de 2012
Distância: 14 kms
Dificuldade: média baixa


Início e final em Castro Laboreiro.
O início deste trilho coincide com o PR3 Trilho Castrejo, mas é apenas percorrido o 1º km(+-), depois o Castrejo segue pela esquerda e este segue em frente. Mais à frente e depois de passar a 1ª represa entramos  e pouco depois saímos, na GR Trilho Transparque.
Este trilho não está marcado, à excepção dos troços que passam pelos trilhos que já mencionei, de quando em vez lá aparece um corta mato, mas na sua generalidade anda por caminhos de montanha e é claro passa também pela subida e descida de alguns penedos(é aqui que reside a "dificuldade" deste trilho), dos quais que destaco o Pico ou alto da Franqueira, tanto pela paisagem que daí podemos observar, como pela sua imponência.
Para finalizar destaco os seguintes pontos de interesse:
 - Bosques 1 e 2, o primeiro fica junto à represa 2 e é muito agradável para descansar, molhar os pés ou fugir do calor. O segundo bosque com pinheiros negros(penso eu!) e algumas bétulas fica situado antes do Alto da Franqueira e é também um local aprazível para um descanso e também para a vista.
- Ponte romana ou românica(?), que se situa depois da área de lazer e já na parte final do trilho.

Percurso realizado: Castro Laboreiro - Cramadoira - Represa - Penedos grandes -Represa - Bosque - Alto da Franqueira - Vido - Porto dos Carros - Cramadoira - Castro Laboreiro


Carta Militar: 1/25 000; Folha 4
Texto da Jane







Sem comentários:

Enviar um comentário