quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Parque Natural de Montesinho: PR3, trilho Porto Furado - Lama Grande



Para fazer mais um trilho por terras transmontanas fomos até Montesinho, aldeia típica transmontana, situada nos contrafortes da Serra de Montesinho, em pleno Parque Natural e a cerca de 1030 m de altitude.
Esta aldeia tem sido progressivamente recuperada (e muito bem), para aproveitamento turístico.

Aldeia de Montesinho
O percurso pedestre escolhido foi o do Porto Furado, PR3. É um percurso circular com 8 kms, aproximadamente.
A nossa vontade, neste dia, levou-nos a aumentar o percurso e fomos até à Lama Grande. Lama Grande é o nome atribuído ao ponto mais alto da Serra de Montesinho (1438 metros).
A subida até à Lama Grande é um circuito a não perder!






Num horizonte dominado por uma continentalidade geradora de extremos climáticos, a paisagem disso é testemunha; parece que só pedras e plantas rasteiras aí medram.


Porém, uma observação mais atenta mostra-nos alguns lameiros e antigas zonas centeeiras.


Falgueirão
O Falgueirão destaca-se na paisagem pela sua configuração cónica. É uma elevação granítica que ilustra bem a geologia do alto da serra de Montesinho, dominada por granitóides hercínicos de duas micas, constituindo a terminação de um extenso batólito que se estende para noroeste, dando origem em território espanhol à serra da Gamoneda.

A paisagem da barragem da Serra Serrada, de horizontes abertos, é propícia  à observação de avifauna.


No regresso a Montesinho este local proporcionou-nos imagens magníficas!!

Fim de tarde na barragem da Serra Serrada

Na Lama Grande...perto, pertinho...é já ali!


Atravessada a lameira de Zonzelhas, o percurso inicia a descida para a aldeia. O conjunto de arte rupestre do Castro Curisco é composto por sete rochas: seis delas ao nível do solo, com covinhas, na maioria dos casos alinhadas e orientadas na direção do fundo do vale, e uma, de contorno vagamente zoomórfico, na vertical, com cruzes. Esta é localmente designada por Fraga Medideira, uma vez que se conta terem sido os seus sinais gravados pelos moços que se dirigiam ao alto da serra acompanhando o gado, com o objetivo de avaliar o seu crescimento em altura.

O regresso com paragem no Castro Curisco, Fraga Medideira
No final regressamos à Cidadela Transmontana, em Vinhais para retemperar as forças com uma quentinha sopa e uma comidinha típica transmontana. Não esquecer a aletria e o leite creme...divinais!!! Que saudade...já...
A D. Maria Adelaide é uma simpatia e conhecedora da riqueza da sua região: é uma excelente guia turística...não é necessário ir ao Turismo :)

Altimetria cedida pela Jane

Mapa cedido pela Jane

Participantes: Jane, Viajante, Vil, Carlota, Carmo.
Data: 29 de dezembro de 2011
Distância: 20 kms
Dificuldade: média




Sem comentários:

Enviar um comentário