Participantes: Carlota, Carmella, Índia, Jane, AlfaViajante, Vil, Panda, Mochileiro, Sol.
Data: 12 de junho de 2016
Distância: 7.3 km
Dificuldade: fácil
Tipo de percurso: ida e volta pelo mesmo caminho
Itinerário: Alto de la Farrapona - Lago de la Cueva - Lago de la Mina - Lago Cerveriz - Lago de la Calabazosa
Neste dia fizemos um percurso por quatro lagos de origem glaciar de Saliencia que serviram de inspiração ao escritor Mario Roso de Luna para escrever "El tesoro de los Lagos de Somiedo".
Partimos do Alto de la Farrapona (1708 m) por um estradão de terra até a Peña de la Cueva (1683 m) onde está um miradouro de onde se pode admirar o Vale de Saliencia.
Logo ao lado está o Lago de la Cueva (1590 m).
A partir daqui, o trilho tem uma subida acentuada que termina já no Lago de la Mina ou de la Almagrera. Este é o lago mais pequeno de todos: nos Verões mais quentes chega a secar.
Assim, depois de fazer cerca de 1.5 km de subida desde o Lago de la Cueva atingimos o ponto mais alto deste trilho com 1744 metros de altura.
Neste ponto estava um sinal com indicações para o Lago de la Calabazosa. Mas, primeiro, há que espreitar o Lago de Cerveriz (1635 m), situado na base dos Picos Albos.
De seguida, um pequeno e estreito trilho de pé posto leva-nos até um miradouro natural do Lago Negro ou Calabazosa (1610 m): um dos mais extensos e profundos das Asturias.
Sem comentários:
Enviar um comentário