domingo, 13 de maio de 2012

Serra do Gerês: Fafião - Lagoas do Marinho - Porto da Laje


Participantes: Viajante, Vil, Jane, Índia, Carlota
Data: 12 de maio de 2012
Distância: 29 kms
Dificuldade: elevada

Início e final em Fafião.
Os primeiros 3 Km são feitos por estradão e correspondem ao início do trilho da Vezeira.
Em seguida deixamos o da Vezeira e subimos por um trilho que nos leva ao Fojo de Pincães (?) e posteriormente ao estradão que vem de Xertelo e daqui até às Lagoas do Marinho é um saltinho. Esta parte do trilho tem algumas mariolas que nos vão guiando, mas é feito literalmente no meio de pedras, tojo e quase sempre a subir com algumas descidas à mistura. Esta é a que eu considero a parte mais dura e se juntarmos uns 30º de temperatura, então é de "derreter". A paisagem à nossa esquerda é fenomenal, destaco as Sombrosas, a Rocalva, o rio Fafião, as Corgas( de baixo para cima)de Salgueirinho, Valongo e Mão do Cavalo.
Das Lagoas de Marinho (são duas e não são piscinas naturais, a não ser que se queira ficar atolado em lodo, pertencem às centenas de rãs que fazem daquele local o seu habitat), até ao Porto da Lage é sempre a descer por um estradão. Agora numa cota muito mais baixa, a paisegem de montanha envolve-nos em todos os 360º, mais palavras para quê?
Depois da Albufeira do Porto da Lage, entramos novamente no trilho da Vezeira, que contorna duas encostas, em algumas zonas torna-se um pouco escarpado e nos últimos 3 km entramos novamente no estradão que nos conduzirá a Fafião.

Percurso realizado: Fafião - Fojo de Pincães - Lagoas do Marinho - Porto da Laje
 Texto da Jane










Sem comentários:

Enviar um comentário