quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Cinfães: PR2 Vale do Bestança



Mapa cedido pela Jane

Mapa cedido pela Jane
Participantes: Sol, Vil, Viajante, Marquês, Saka, Jane, Magu, Carlota.
Data: 22 de Janeiro de 2011
Distância: 7 kms
Dificuldade: fácil
Trilho em gpx

Percurso pedestre com início e termo no Largo da Nogueira, aldeia de Vila de Muros.
Segue-se pela estrada de asfalto e vira-se à esquerda no caminho a seguir ao cemitério. Passada a ponte de Covelas sobre o Bestança, subimos até à aldeia de Covelas. Na primeira cortada vira-se à direita seguindo em frente pelo caminho da Carreira Chã. Este caminho cruza dois ribeiros e desenvolve-se perto da margem direita do Bestança.
Ao chegar às fragas da Arruínha virámos à direita e descemos pela tapada até uma ponte de cimento que atravessa o rio. Estamos no Prado. Segue-se pelo caminho lajeado até Valverde e depois pelo asfalto até Vila de Muros onde termina o percurso.

Pontos de interesse: Ponte de Covelas, aldeia de Covelas, caminho da carreira Chã, pontes de madeira do Prado, moinhos, ribeiro de Barrondes, rio Bestança, fragas da Arruínha sítio de nidificação do milhafre.


Ponte de Covelas - ponte de traça românica sobre o rio Bestança, em Covelas. O povo chamava-lhe "A Pontinha" que era passagem para os povos de Tendais que se dirigiam para Porto Antigo.
 
O Bestança - o seu nome vem de Bestias (significa que corre numa zona de fauna selvagem). Hoje é um rio pacato de águas límpidas. Desagua em Porto Antigo onde as suas águas se juntam às do rio Douro.


Sem comentários:

Enviar um comentário