segunda-feira, 19 de abril de 2010

Rota das Quedas de Fervença

Participantes: Carlota, Jane, Magu, Paulo, Sakanito e Sol ( com ADAPTA, Restauradores da Granja)
Data: 18 de Abril de 2010
Kms: 6
Dificuldade: fácil a moderado
Destaques: Azenha e Carvalhal de Valinhas, Quedas de Fervença, Rio Leça, Castro do Monte Padrão.

Este percurso integra grande parte do PR1 STirso –Histórico Pré-Industrial.


O Castro do Padrão constitui uma das principais referências culturais do concelho de Santo Tirso. A sua presença, de grande destaque na paisagem, aliada à carga histórica que possui, decorrente da intrínseca ligação a uma das mais ilustres personagens da sociedade medieval, S. Rosendo, afirma-se na região como um bem de elevado interesse histórico e arqueológico.
Este imóvel encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 1910, inicialmente com a designação de Castro de Monte Córdova, tendo sido rectificada a sua denominação para Castro do Monte Padrão em 1951.
A estação arqueológica é constituída por um recinto central e vários terraços adjacentes, situada na parte mais alta do monte. As ruínas e o espólio recolhido durante as escavações diferenciam a ocupação de várias épocas cronológicas distintas,desde o Bronze Final, sofrendo posteriormente a romanização, tal como mostram as ruínas compostas por uma construção romana na parte central, domus de planta quadrangular, com átrio central e alguns compartimentos à sua volta. A sul da construção romana existe um conjunto de ruínas de ocupação mais tardia atribuíveis ao Alto-medieval.




Sem comentários:

Enviar um comentário