sábado, 26 de janeiro de 2013

Sever do Vouga: PR3 Rota das Laranjeiras

Participantes: Índia, Carlota, Jane.
Data: 26 de janeiro de 2013
Distância: 10 kms
Dificuldade: fácil

Percurso realizado: Igreja Matriz de S.Martinho - Calvário - capela de Sta. Quitéria - Poço de Santiago - estação de Paradela - Fábrica de Massas Vouga - Quinta do Barco (praia fluvial) - ponte na EN 328 - calçada da Barca -  Igreja Matriz de S. Martinho

 
 
No Poço de Santiago
 
 
 
Vista do Vouga desde a ponte da EN328
 
 
 
Entre laranjeiras e no quintal da D.Maria
 
 
Iniciamos este PR junto à Igreja Matriz de S. Martinho, de Pessegueiro do Vouga. Dali subimos para o Calvário.
Do Calvário obtêm-se uma panorâmica interessante sobre os lugares que constituem o núcleo principal de Pessegueiro, até ao Vouga e, do lado de lá, as terras de Paradela.
Descemos novamente até à estrada nacional pela rua do Calvário. Em seguida seguimos, à direita, uma rua que sobe e que conduz a antigos caminhos entre quintais.
Rapidamente chegamos à capela de Sta. Quitéria. Depois segue-se o caminho florestal à esquerda da capela, que nos vai conduzir à antiga via-férrea do Vouga. Antes de atingirmos a agora chamada ecopista, percorremos o declive mais acentuado de todo o percurso... e que descida!!
Nesta antiga linha chegamos à ponte do Poço Santiago: antiga ponte de arcos, do princípio do séc.XX, construída em alvenaria.
Continuando, passamos a antiga estação de Paradela e a Fábrica de Massas Alimentícias “Vouga”.
Depois desce-se pela estrada nacional EN328 e passa-se pelo acesso à Quinta do Barco - praia fluvial. Logo de seguida passa-se, novamente, o Vouga após o que se toma a EN16, ao longo do rio, para a esquerda.
Do lado direito da rua, antes da farmácia,  há uma ruela em escadaria – a calçada da Barca – por onde seguimos, continuando depois por um estreito caminho entre quintais salpicados de laranjeiras.
 Pouco depois atingimos o ponto de início. Agora era tempo de ir ter com a D. Maria, que com os seus simpáticos 86 anos nos aguardava mais as suas laranjeiras!!
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário