domingo, 13 de janeiro de 2013

Cabeceiras de Basto: Trilho das Papas


Participantes: Carlota, Magu, Índia, Saka, Jane, Madu.
Data: 12 de janeiro de 2013
Distância: 14 kms
Dificuldade: média

Percurso realizado: Samão - Casa do guarda de Gondiães - Alto da Mossa - Viduais - Antas - Cavada - Uz - moinho - Samão




Quando a Jane propôs a realização deste trilho fiquei intrigada pelo nome: trilho das Papas! 
Pois tem tudo a ver com a Festa das Papas: uma tradição antiga que evoca a promessa a S. Sebastião que libertou a terra da peste e da fome. As partilhas de comida são um símbolo que trazem até hoje as origens desta festa que se realiza a 20 de janeiro, alternadamente em Samão e Gondiães.

O trilho é circular e muito exposto ao sol e ao vento. Neste dia nós experienciamos a parte do vento... e da chuva... e granizo... e neve!
Inicia em Samão.
Começa-se por descer alguns metros pela estrada de alcatrão. Depois apanha-se o estradão de terra, à esquerda, que nos leva até à casa do guarda de Gondiães... é sempre a subir... até ao Alto da Mossa. Por essa altura já o tempo tinha mostrado várias caras...mas sempre muito frio. Temperaturas abaixo dos 0ºC.
Na zona de Viduais e também na Carvalhosa foi onde estava pior: a chuva passou a granizo e  também flocos de neve... mas o pior era o vento! Depois de um almoço dinâmico :)... foi sempre a andar! A Magu voou até Uz... acho que ela já adivinhava que havia por lá uma associação!! ;)
E então descobriram os licores!
Qual o melhor?! Laranja? Amora? O melhor é provar dos dois!!!
À saída de Uz o tempo parecia melhorar... sol!!
Mas não... depressa veio outro aguaceiro! E lá fomos nós sempre a descer até Samão! Mesmo antes de chegar à aldeia há um moinho de água que está recuperado... vale a pena espreitar!

Foi mais um dia cheio de emoções e com paisagens deslumbrantes!!




Na Associação de Uz


Sem comentários:

Enviar um comentário