Pelas Serranias de Fafe, Caminheiros, caminhos e cantares, num sobe sobe sem parar, paisagens de encantar, desfolhada ... e muita MOCADA "no milho" ..., pipas a esvaziar..., "do doce" e as meninas a cantar/dançar. Estas são as pequeninas coisas, porque dizemos, até à próxima .... PÉ LETRAS.
Quase não se dá por ela no fundo do vale abrigada dos ventos pelos montes e escarpas. E se a paisagem impressiona o que dizer do caminho que liga a aldeia a Covas do Rio?! Curiosamente o tal em que " o Morto matou o Vivo"... depois de uma centena de metros rapidamente se compreende a razão desta lenda.
Péletras são um grupo informal cujas origens remontam... vejamos..., segundo recentes escavações algures no território de Paredes de Coura foi descoberto um papiro que assinala a presença do grupo. Com o auxílio de Carbono 14 foi possível estabelecer que o mesmo existiria há aproximadamente... digamos... uns 0007 mesitos! Trata-se de um agrupamento de pessoas sem Rei nem Roque, que se entretém a calcorrear caminhos de montanha e não só. Pinturas rupestres encontradas em diversos locais, identificam-no como um grupo bastante alegre e barulhento, de tal modo que nos trilhos que percorrem é raro notar-se a presença de qualquer animal selvagem. (texto retirado do National Geographic, edição de 2008 a.C.).