domingo, 2 de setembro de 2012

Peñalba de Santiago - Valle del Silencio

Participantes: Carlota, Carmo, Jane, Amélia
Data: 28 de agosto de 2012
Distância: 17 kms
Dificuldade: média

Percurso realizado: Peñalba de Santiago - Valle del Silencio - Cueva de San Genadio - La Torrecilla - Chano Collado (1 305m) - Las Furnias - Montes de Valdueza

Em Peñalba de Santiago
 

No início do século X, San Genadio, bispo de Astorga, fundou um mosteiro em Peñalba de Santiago. A aldeia está hoje centrada sobre uma pequena e refinada igreja - tudo o que resta do há muito desaparecido mosteiro. O vale que se estende daqui para a frente, conhecido por Valle del Silencio, era já um refúgio favorito dos eremitas cristãos, e o próprio Genadio passou aqui os últimos 20 anos da sua vida em meditação.
A caminhada que fizemos é parte do magnífico trilho que circunda o vale (acrescido de um pequeno desvio para irmos à Cueva).
A primeira parte do trilho passa sob a ramagem densa de castanheiros, nogueiras e choupos. Neste caminho o único som que se ouve é o vento nas árvores e o murmurejar da água do Arroyo del Silencio. Depois de passar dois passadiços de madeira e continuando a subir, o caminho torna-se numa saliência (mas de fácil passagem), a cerca de um terço da altura do imponente penhasco. O penhasco é Peña Alba que dá o nome a Peñalba. Assim, chegamos à Cueva de San Genadio. A gruta está parcialmente murada. Quando entramos, deparamos com um pequeno relicário ao santo, com um altar esculpido na pedra e uma simples estátua de madeira.
Regressamos ao trilho. Que tal continuar para conhecer melhor o vale? Apanhamos o LE14.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário