domingo, 17 de junho de 2012

Serra do Gerês - Portela do Homem - Abrótegas - Cagarouço - Sabrosa

Corga do Cagarouço






Vista para os Prados da Messe




Vista para a Rocalva e "amigos"













Corga "Alto de Pala"








Paisagem- Vale do Rio Homem e Encosta do Sol





A encosta que descemos a corta mato



Prados Caveiros


Encosta da Sabrosa


Os protagonistas





Participantes: Jane e João
Data: 16 de Junho de 2012
Distância: 25 Km
Dificuldade: Elevada


Início e fim - Portela do Homem
Começamos pelo trilho dos Carris com o objectivo de descobrir caminho que nos permitisse subir pela  Corga do Cagarouço, mas a chuva e o nevoeiro assim não quiseram e optámos por continuar a subir até à ponte das Abrótegas. Neste local cortamos à direita por um trilho de pé posto marcado com mariolas até ao prado (UPS, não sei o nome),  a partir daqui iniciamos um longo corta mato  até aos Prados Caveiros, mas já com muuuuito sol. Obrigada S. Pedro.
Neste intermédio, contornamos a  Corga do Cagarouço, a “Corga do Alto de Pala” (baptizamo-la com este nome devido à ribeira que por lá passa se chamar Ribeira de Pala) e espreitamos  os Prados da Messe.  A  paisagem lá em cima é a que eu chamo de “Paisagem de 360º”, pois para Norte, o vale do rio Homem e a Encosta do Sol, para sul, a Rocalva,  para Sudeste,  Pé de Meadela,  Pé de Cabril e a Albufeira do rio Homem e para Oeste o Alto da Louriça.
Depois de atingir os prados Caveiros,  traçamos um Azimute para o trilho que desce a Encosta da Sabrosa até à estrada nacional 203.  Esta parte da encosta tem um desnível de +- 400 metros, “muito boa para os joelhos” e também para escorregadelas.
Percurso realizado: Portela  do Homem – Ponte das Abrótegas – Corga do Cagarouço – “Corga da ribeira de Pala” – Prados Caveiros – Encosta da Saborosa – Portela do Homem
Carta Militar: 1/25 000 Folha 31




1 comentário: