quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Pedrógão Pequeno: PR2 Trilho do Zêzere + PR1 Trilho dos Bufos




Participantes: Carlota, Índia, Jane, Vil.
Data: 19 de fevereiro de 2012
Distância: 17 kms
Dificuldade: média baixa


Altimetria cedida pela Jane

Mapa cedido pela Jane

O trilho do Zêzere inicia em Pedrogão Pequeno, antiga Vila, junto à margem esquerda do Zêzere, à beira do IC8 e a poucos quilómetros de Pedrógão Grande e da Barragem do Cabril. Em Pedrógão Pequeno o xisto esconde-se sob rebocos alvos.
Do seu património destacam-se a Igreja Matriz e a Ponte Filipina sobre o Zêzere.
Iniciando o percurso no centro de Pedrógão Pequeno  descemos através da estrada romana até chegarmos à ponte Filipina construída por volta de 1610. Esta ponte foi até 1954 a única ligação entre Pedrógão Pequeno e Pedrógão Grande.
O percurso é empedrado e encontra-se ladeado de um património florestal rico em sobreiros que habitam nas escarpas de granito situadas junto da Ribeira dos Portoleiros.
Fomos até à ponte da Levada donde se pode ter um bonito enquadramento das duas pontes. Regressámos à ponte filipina para continuarmos pelo trilho da levada: passamos por um túnel construído em 1918 para construção de uma levada de água até ao Moinho das Freiras.
De seguida, já a subir continuamos o percurso em direcção a Painho, uma pequena aldeia que em tempos foi uma aldeia de moleiros. O percurso termina no local onde se iniciou.
Como o dia estava muito agradável e longe de terminar decidimos continuar para o trilho dos Bufos: subimos até ao Monte da Senhora da Confiança e seguimos um percurso que se encontra ladeado de um património florestal muito rico em carvalhos, sobreiros, medronheiro e pinho.
De seguida passamos pela Barragem do Cabril... para logo depois começarmos a subida até ao Monte e descermos para o centro de Pedrógão.




Sem comentários:

Enviar um comentário