domingo, 4 de setembro de 2011

Castelo de Noudar


Participantes: Carlota, Índia, Jane, Mizé.
Data: 26 de agosto de 2011
Dificuldade: fácil
Distância: 3 kms



Mapa cedido pela Jane

Altimetria cedida pela Jane



O trilho tem início no Castelo de Noudar, monumento nacional mandado construir por D. Dinis, atualmente propriedade do Município de Barrancos.
Noudar foi doado à Ordem de Avis em 1303 e constituiu o primeiro Couto de Homiziados no reino de Portugal, isto é, um local onde os condenados por crimes em outras regiões poderiam viver em segurança, contribuindo para a defesa e o povoamento do lugar.

O Castelo e a Muralha estão a precisar urgentemente de obras. Já se verificou a derrocada de parte da muralha e se não se iniciarem rapidamente as obras de restauro e manutenção, creio que este imponente monumento não resistirá a um inverno mais rigoroso!

Depois de uma visita pelo interior do Castelo, donde contemplamos a paisagem formada pelo traçado do rio Ardila e da ribeira de Múrtega, rodeamos as muralhas até à Porta de Moura. À nossa frente surge uma estrada - a Estrada de Moura.
Esta estrada uniu comunidades e povoados que se dedicavam à criação de gado e à mineração, conjunto de actividades que se manteve em Barrancos desde pelo menos o II milénio antes de Cristo até ao século XX.




Percorrendo o trilho começam a surgir moitas de plantas arbustivas e lenhosas.
Continuando a descida, surgem matos mais ou menos compactos onde se destaca a esteva, o zambujeiro, a aroeira - parente do pistachio, o rosmaninho e o comestível espargo, muito apreciado pelos Barranquenhos.
O trilho está assinalado em todo o seu percurso, é só seguir a placas e regressar pelo mesmo caminho.


Sem comentários:

Enviar um comentário