domingo, 10 de abril de 2011

Cinfães: Vale do Bestança

Participantes: Carlota, Índia, Jane, Vil, Lourdes, Joana, e mais trinta e tal!!
Data: 9 de Abril de 2011
Distância: 11kms
Dificuldade: média

Trilho em gpx

Na ponte de madeira do Ribeiro de Barrondes

Quisemos levar um grupo a conhecer o rio Bestança e o seu Vale... Como éramos muitos não foi possível ir de autocarro até ao início do trilho, pelo que acrescentamos uns 4 kms ao trilho oficial!!
Desde a EN 321 até Valverde foi fácil a descida (mas lembrei-me logo como iria ser a subida;))...
Depois de chegar a Valverde seguimos em direcção a Vila de Muros sempre pela estrada de asfalto. Descemos, então, pelo caminho medieval que nos leva até à Ponte de Covelas, edificada em 1762, que atravessa o rio Bestança.

A seguir à ponte, e depois de retemperar energias com um bom farnel, começamos uma íngreme subida pelo trilho de grandes lajes...
Percorremos ambas as margens do rio, passando por casas abandonadas e sempre com o som do rio Bestança a acompanhar-nos.
Para regressarmos à margem direita do Bestança e antes de atravessar a ponte em cimento, tivemos que descer por uma encosta "ligeiramente" acentuada...cuidado para não escorregar!!;) Por pouco que não fui "atropelada" por outra caminheira!!
Não se deve seguir tão perto...pode dar um choque em cadeia:)

Seguimos ao longo do Prado do Bestança até à ponte de madeira e ribeiro de Barrondes. Paramos para apreciar esta agradável zona onde a beleza das águas límpidas do rio é impressionante!

A seguir é sempre a subir até ao largo de Valverde. Como tivemos que ir até à nacional 321...custou um pouco mais!!
Mas é um trilho que vale a pena percorrer...pela sua vegetação e pelo Rio!! Um dos menos poluídos da Europa!!

Altimetria e velocidade cedida pela Jane