domingo, 20 de fevereiro de 2011

Serra Amarela: Ermida - Chã do Muro - Corga da Telheira



Antenas na Louriça
Casarota da Serra Amarela
Panorâmica do Curro do Corisco com a sua Casarota
Aos nossos pés a Albufeira de Vilarinho das Furnas

Participantes: Magu, Índia, Jane, Saka, Vil, Carlota, Lourdes, Francisco, Marquês, Dalila, Pedro, Miguel.
Data: 19 de Fevereiro de 2011
Distância: 13 kms
Dificuldade: moderada a difícil
Trilho em gpx



Trilho com algum grau de dificuldade mas definitivamente imperdível!
No início e apesar dos três (sim, três gps e não esquecer o gps humano_Magu) lá seguimos por caminhos perdidos...bela aventura a de saltar muros.
Lá em cima as paisagens são simplesmente magníficas e com os restos de neve...foi uma liberdade que só a montanha permite!


Em 25 de Julho de 1945, Miguel Torga descreveu nos seus Diários um “dia pela Serra Amarela, a percorrer vezeiras, a visitar fojos de lobos e a quebrar a cabeça no enigma de quinze ou vinte casarotas perdidas numa chapada”.
“A Serra Amarela é um dos ermos mais perfeitos de Portugal. Situada entre o Gerês e o Lindoso, as suas dobras são largas, fundas e solenes. Sem capelas e sem romarias, cruzam-na os lobos, os javalis e as corças. A praga dos pinheiros oficiais ainda lá não chegou. De maneira que mora nela o sopro claro das livres asas e o riso aberto dos grandes sóis. Não há estradas, senão as da raposa matreira, nem pousadas, senão as cabanas dos pastores. É Portugal nuclear, a Ibéria na sua pureza essencial e granítica. Um pé de azevinho aqui, urzes milenárias acolá, um carvalho numa garganta, nenhum coração de entre o Douro e Minho pode deixar de se sentir aquecido e reconfortado em semelhante chão.”



Mapa cedido pela Jane
Altimetria cedida pela Jane

Altimetria com velocidade_ Jane 

1 comentário: