domingo, 27 de fevereiro de 2011

Salta o muro

Conhecem o Salta o Muro? É um restaurante de Matosinhos que fica perto da lota do peixe e é uma tasca bem típica onde se pode petiscar ao balcão mas também "abancar" nas mesas corridas para algo mais substancial.
Mesmo ao gosto dos PéLetras!!
Na última caminhada para fazer justiça a esta tasca também saltamos o muro...por diversas vezes!!


domingo, 20 de fevereiro de 2011

Serra Amarela: Ermida - Chã do Muro - Corga da Telheira



Antenas na Louriça
Casarota da Serra Amarela
Panorâmica do Curro do Corisco com a sua Casarota
Aos nossos pés a Albufeira de Vilarinho das Furnas

Participantes: Magu, Índia, Jane, Saka, Vil, Carlota, Lourdes, Francisco, Marquês, Dalila, Pedro, Miguel.
Data: 19 de Fevereiro de 2011
Distância: 13 kms
Dificuldade: moderada a difícil
Trilho em gpx



Trilho com algum grau de dificuldade mas definitivamente imperdível!
No início e apesar dos três (sim, três gps e não esquecer o gps humano_Magu) lá seguimos por caminhos perdidos...bela aventura a de saltar muros.
Lá em cima as paisagens são simplesmente magníficas e com os restos de neve...foi uma liberdade que só a montanha permite!


Em 25 de Julho de 1945, Miguel Torga descreveu nos seus Diários um “dia pela Serra Amarela, a percorrer vezeiras, a visitar fojos de lobos e a quebrar a cabeça no enigma de quinze ou vinte casarotas perdidas numa chapada”.
“A Serra Amarela é um dos ermos mais perfeitos de Portugal. Situada entre o Gerês e o Lindoso, as suas dobras são largas, fundas e solenes. Sem capelas e sem romarias, cruzam-na os lobos, os javalis e as corças. A praga dos pinheiros oficiais ainda lá não chegou. De maneira que mora nela o sopro claro das livres asas e o riso aberto dos grandes sóis. Não há estradas, senão as da raposa matreira, nem pousadas, senão as cabanas dos pastores. É Portugal nuclear, a Ibéria na sua pureza essencial e granítica. Um pé de azevinho aqui, urzes milenárias acolá, um carvalho numa garganta, nenhum coração de entre o Douro e Minho pode deixar de se sentir aquecido e reconfortado em semelhante chão.”



Mapa cedido pela Jane
Altimetria cedida pela Jane

Altimetria com velocidade_ Jane 

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Paredes de Coura: Trilho Alto dos Morrões - Corno de Bico

Altimetria cedida pela Jane

Mapa cedido pela Jane

Participantes: Índia, Vil, Carlota, Estilista, Magu, Marquês, Saka, Sol, John, Jane.
Data: 12 de Fevereiro de 2011
Distância: 13 kms
Dificuldade: fácil
Trilho em gpx
Vista panorâmica desde Corno de Bico
Percurso pedestre de pequena rota com início e fim no pitoresco e bucólico lugar de Túmio. Aqui podemos observar alguns exemplos da arquitectura popular, desde os simples espigueiros às típicas casas das comunidades de montanha do território de Coura. Igualmente, fazem parte deste património construído os campos de cultivo, trabalhados em socalcos, regados por água acumulada em “poças” e conduzida por levadas em terra, rodeados por escultóricos muros de pedra solta, bordajados por azevinho. (in http://www.cm-paredes-coura.pt/)



Percurso: Túmio - Capela, Giesteira - Alto dos Morrões - Casa Guarda Florestal, Atalaia - Chã do Mouro - Alto do Espinheiro - Corno de Bico - Correchouso - Penedo de Coura - Penedo Grande - Outeiro Maior - Prados de Travassos - Chã do Mouro - Carvalhal - Túmio



domingo, 6 de fevereiro de 2011

Gerês: Pedra Bela - Vale do Teixeira - Arado


Participantes: Vil, Viajante, Marquês, Estilista, Carlota, Magu, Jane, Índia, Saka, Sandro.
Data: 5 de Fevereiro de 2011
Distância: 12 kms
Dificuldade: média
Trilho em gpx

Mapa 3D cedido pela Jane

Altimetria cedida pela Jane



quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Ano Internacional das Florestas


CELEBRANDO O VERDE: 2011 é o Ano Internacional das Florestas

Pela importância que têm para o planeta, as florestas merecem ser mais preservadas e valorizadas e, por isso, a ONU declarou que 2011 será o Ano Internacional das Florestas!

É uma oportunidade de fomentar a consciência pública para os problemas que afectam grande parte das florestas do mundo e as pessoas que delas dependem.

PéLetras pelos Montes, Vales e Florestas...